Caro colega concurseiro,
O tema deste artigo não é propriamente Direito do Trabalho. Trata-se de um tutorial para facilitar a organização do material de estudo. Serve, também, para outras finalidades como, por exemplo, salvar comprovantes de compra on-line, entre outros.
Como mencionei no artigo “material básico de estudo” (http://direitodotrabalhoaprova.blogspot.com/2010/10/material-basico-de-estudo.html), utilizo um aplicativo de impressão virtual em PDF para organizar meu “vade mecum” digital.
A lógica do programa é simples: ele funciona como se fosse uma impressora virtual. Assim, sempre que você quiser salvar determinado documento como PDF basta escolher “imprimir” (seja com CTRL + P, seja através de “arquivo” + “imprimir”), e então escolher o aplicativo como a impressora a ser utilizada.
A título de exemplo, eu utilizo há muito tempo o PDF Creator. Trata-se de um aplicativo de código livre, que por definição é um tipo de aplicativo gratuito e legal. Você pode baixá-lo, por exemplo, em http://www.superdownloads.com.br/download/164/pdfcreator/
Após instalado, o seu uso é simples e intuitivo. Como mencionado, basta escolher “imprimir” e selecionar como impressora o próprio “PDF Creator”.
Além de formar seus arquivos de legislação, a partir da home page do Planalto, você pode utilizá-lo em inúmeras outras oportunidades. Uma situação em que sempre uso o aplicativo é para salvar documentos a partir do diário oficial (quando é publicado um edital de concurso, ou o resultado, por exemplo). O programa te permite juntar várias páginas em um único arquivo. Para tal, proceda da seguinte forma:
1º) diante da primeira página a “salvar”, escolha “imprimir” e, em seguida, escolha a impressora virtual “PDF Creator”;
2º) ao abrir a caixa do “PDF Creator”, ao invés de clicar em “salvar”, clique em “aguardar – armazenar”;
3º) vá então para a(s) página(s) seguinte(s) e repita o procedimento, até a última página que você quer salvar neste mesmo documento;
4º) ao abrir a caixa do “PDF Creator”, selecione todos os arquivos e vá em “documentos”, clicando em “unir todos”;
5º) marque o arquivo único criado após a união e, novamente em “documentos”, clique em “imprimir”;
6º) a partir daqui volta o procedimento normal: abre-se a caixa do “PDF Creator”, então você renomeia o arquivo e clica em “salvar”.
Abraço e bons estudos!
Professor Ricardo!! Obrigado pela dica!! Muito boa mesmo!! Não conhecia esse programa!!Sem sombra de dúvidas, é uma importante ferramenta!!Abraço Mestre!!
ResponderExcluirEntão, Alan, eu uso este aplicativo há anos e sempre foi uma "mão na roda"... Por isso resolvi compartilhar. Abraço.
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