sábado, 16 de outubro de 2010

Tutorial: organização do material de estudo (salvando arquivos em pdf)


Caro colega concurseiro, 

O tema deste artigo não é propriamente Direito do Trabalho. Trata-se de um tutorial para facilitar a organização do material de estudo. Serve, também, para outras finalidades como, por exemplo, salvar comprovantes de compra on-line, entre outros. 

Como mencionei no artigo “material básico de estudo” (http://direitodotrabalhoaprova.blogspot.com/2010/10/material-basico-de-estudo.html), utilizo um aplicativo de impressão virtual em PDF para organizar meu “vade mecum” digital. 

A lógica do programa é simples: ele funciona como se fosse uma impressora virtual. Assim, sempre que você quiser salvar determinado documento como PDF basta escolher “imprimir” (seja com CTRL + P, seja através de “arquivo” + “imprimir”), e então escolher o aplicativo como a impressora a ser utilizada. 

A título de exemplo, eu utilizo há muito tempo o PDF Creator. Trata-se de um aplicativo de código livre, que por definição é um tipo de aplicativo gratuito e legal. Você pode baixá-lo, por exemplo, em http://www.superdownloads.com.br/download/164/pdfcreator/

Após instalado, o seu uso é simples e intuitivo. Como mencionado, basta escolher “imprimir” e selecionar como impressora o próprio  “PDF Creator”. 

Além de formar seus arquivos de legislação, a partir da home page do Planalto, você pode utilizá-lo em inúmeras outras oportunidades.  Uma situação em que sempre uso o aplicativo é para salvar documentos a partir do diário oficial (quando é publicado um edital de concurso, ou o resultado, por exemplo). O programa te permite juntar várias páginas em um único arquivo. Para tal, proceda da seguinte forma: 

1º) diante da primeira página a “salvar”, escolha “imprimir” e, em seguida, escolha a impressora virtual “PDF Creator”; 

2º) ao abrir a caixa do “PDF Creator”, ao invés de clicar em “salvar”, clique em “aguardar – armazenar”; 

3º) vá então para a(s) página(s) seguinte(s) e repita o procedimento, até a última página que você quer salvar neste mesmo documento; 

4º) ao abrir a caixa do “PDF Creator”, selecione todos os arquivos e vá em “documentos”, clicando em “unir todos”; 

 5º) marque o arquivo único criado após a união e, novamente em “documentos”, clique em “imprimir”; 


6º) a partir daqui volta o procedimento normal: abre-se a caixa do “PDF Creator”, então você renomeia o arquivo e clica em “salvar”. 



Abraço e bons estudos!

2 comentários:

  1. Professor Ricardo!! Obrigado pela dica!! Muito boa mesmo!! Não conhecia esse programa!!Sem sombra de dúvidas, é uma importante ferramenta!!Abraço Mestre!!

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  2. Então, Alan, eu uso este aplicativo há anos e sempre foi uma "mão na roda"... Por isso resolvi compartilhar. Abraço.

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